CURRÍCULO (@profdimiarts):

D´Imitre Camargo Martins


== Formação Acadêmica ( Titulação ):

· Mestrado (Stricto Sensu):
· 2021/2023 - Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Master of  Science in Emergent Technology in Education), pela Miami University of Science and Technology, MUST (Flórida/EUA).

· Especialização - Pós-Graduações (Lato Sensu):
· 2016/2018 – Especialista em Educação para o Profissional do Futuro. MBI (Master of Business Innovation), Mestrado em Inovação Empresarial, pelo SENAI Florianópolis/SC.
· 2011/2012 – Especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação. Especialização, pelo SENAC Florianópolis/SC.

· Graduação (Lato Sensu):
· 2003/2007 – Comunicólogo e Publicitário, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Estácio de Sá Florianópolis/SC.

== Atuação Profissional:

· 2024 - Professor na Escola Lápis Lab, em Florianópolis / SC. Turmas presenciais e EAD de Desenho e História em Quadrinhos, Animação, Desenho e Pintura Digital.
· 2024 - Professor na Papelaria e Ateliê Artes e Ofícios, em Florianópolis / SC. Turmas presenciais de Desenho Artístico.
· 2024 - Líder da criação do site da LIGASC (Liga de Ilustradores e Grandes Artistas de Santa Catarina). Link: www.ligasc.com.
· 2023-2024 -  Selecionado no Edital Nascer, do SEBRAE de Florianópolis. Líder de equipe e proponente dos projetos "Avatar 2s" e "E7".
· 2023 - Projeto Ti (Tecnologias Imersivas). Criador de ambientes para Metaversos, Especialista em Educação, Artes Visuais e Ilustrador. Professor tutor e conteudista de cursos na área de desenho, animação, ilustração, marketing, design, dentre outras áreas.  Coordenadoria de Novos Modelos de Negócios Digitais (CMN), na Rede Digital do SESI SENAI SC (Departamento Regional da FIESC).


· 2022 - Líder do projeto PICSS (Projeto de Inovação da Indústria Criativa SESI SENAI CDI), Especialista em Educação e Artes Visuais. Responsável pela criação de artes, novos cursos e modelos de negócios, principalmente no segmento de Artes Visuais, Produção Cultural e Design. Professor tutor e conteudista de cursos na área de desenho, animação, ilustração, marketing, design, dentre outras áreas. Ilustrador do Projeto Navee e Sesi Maker Teens, com Gamificação da Educação. Coordenadoria de Novos Modelos de Negócios Digitais (CMN), no CDI (Centro de Educação Digital) do SESI SENAI no DR de SC (Departamento Regional da FIESC).
· 2022/2023 - Professor na UNISENAI (Campus de Florianópolis), na Pós-graduação em Educação Digital, UC Storytelling e UC Gamificação na Educação. Atendeu mais de 1000 alunos, em turmas online, de todo o Brasil.
· 2022 - Projeto App LIGASC (Aplicativo da Liga de Ilustradores e Grandes Artistas de Santa Catarina), selecionado no Cocreation Lab SENAI/SC. Líder de equipe e proponente do projeto.
· 2022 World Creativity Day 2022 - Organizador e apoio local, cidade Florianópolis. Link: https://www.worldcreativityday.com/brazil
· 2022 – Criação de 03 cursos para o projeto SENAI Play, para o Sesi Senai DN (Departamento Nacional). Cursos: Minicurso de Design Gráfico (20 horas), Microcurso de Design Gráfico com Corel Draw (10 horas) e Microcurso de Design Gráfico com Photoshop (10 horas).
· 2020/2021 - SENAI +Digital - Professor de cursos Online com turmas e alunos de diversos locais do Brasil (RN, ACRE, RJ, SC). Aulas no curso Identidade Visual para o DN - Departamento Nacional (PSEAD - Processo Seletivo Educação a Distância) e no curso Desenhista de Produtos Gráficos WEB.
· 2020/2021 - Desperta Digital. Professor de cursos Online por todo o Estado (SC). Com turmas online e centenas de alunos de diversos locais de Santa Catarina.
___ 2019/2020 (01 ano) - Ilustrador (DRD - Departamento de Recursos Didáticos) no Senai Fpolis;
· 2020 - Criador da Revista em Quadrinhos SUPER CONTOS DA ILHA 02;


· 2019/2023 - Sócio do Grupo de Ilustradores Ei - Encontro de Ilustradores. Organização de encontros (presenciais e online) com oficinas de desenho, feira e venda de colecionáveis;


· 2018 - Treinamento Olimpíada do Conhecimento NACIONAL, Treinador e avaliador na ocupação Design Gráfico, com o competidor Jonata da Silva, que ficou em 8º colocado na Seletiva Nacional Brasil para a competição mundial World Skills Kazan 2019, em Goiânia - GO;
· 2018 - Simulado da Olimpíada do Conhecimento NACIONAL, Treinador e avaliador na ocupação Design Gráfico, com o competidor Jonata da Silva, em Porto Alegre - RS;

· 2017 - Olimpíada do Conhecimento SC, Treinador e avaliador na ocupação Design Gráfico, com o competidor Jonata da Silva, que ganhou o 1º lugar e a Medalha de Ouro em Santa Catarina;
· 2017 - Diretor de Arte, Roteirista e Ilustrador do Projeto RECRIAR, Gamificação da Educação no SENAIsc (curso piloto gamificado no SENAI em Palhoça);
· 2017 - Criador da Revista em Quadrinhos SUPER CONTOS DA ILHA 01;


· 2017 - Criador da Animação/Vinheta de Abertura do TEDx Floripa, no SENAI Florianópolis.
· 2016/2018 - Representante do SENAI no Comitê Técnico Setorial da Rota Estratégica da Indústria Criativa - Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2016-2022) na FIESC;
· 2015 - 14a Mostra de Cinema Infantil - Participação da Equipe de Criação da Vinheta e Jogo "Catarininha e o Cinema Infantil";
· 2015 - Criador da Tirinha "DIMI - O Desenhista NERD";
· 2015 - Sócio do grupo de ilustradores Studio5. Organização de palestras e oficinas de desenho;
· 2015 - Olimpíada do Conhecimento SC, treinador e avaliador líder na ocupação Design Gráfico, Competidores Maria Eduarda Bispo (ganhou 1º lugar e medalha de Ouro) e Jonata da Silva (ganhou 2º lugar e medalha de Prata) em Jaraguá do Sul, SC;
· 2015 - Oficinas do SENAI na FCC - Fundação Catarinense de Cultura. Local: CIC - Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.
· 2012/2018 - CEO (Diretor Executivo) da Empresa Editora Divina (CNPJ: 15.785.560/0001-76);
· 2009/2022 (SENAI/SC - SESI SENAI de Florianópolis);
___ 2014/2022 – Professor, Orientador Técnico dos Cursos do Segmento da Indústria Criativa (Artes Visuais, Produção Cultural e Design), responsável pela criação de mais de 30 projetos de cursos do segmento. Avaliador Líder e Instrutor da Olimpíada do Conhecimento na ocupação Design Gráfico (etapa escolar, estadual e nacional). Saiba mais:


___ 2013/2014 (06 meses) – Coordenador dos Cursos de Qualificação do Segmento Artes Visuais, Produção Cultural e Design. Cursos: Ilustrador, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Animação e Roteirista de Animação. Cursos no SENAI Fpolis e em outros locais, como na Biblioteca do Estreito e na Fundação Vidal Ramos (Espaço Mais Cultura), pelo Pronatec. Criador do evento Game Day SENAI; Criador do Prêmio de Desenho, Animação, Jogos e Cosplay do SENAI; Mais informações do evento: http://gamedaysenai.blogspot.com/

___ 2014 - Visita Técnica (Benchmarking) FIRJAN - 03 unidades SENAI, em Benfica, Laranjeiras e Maracanã, no Rio de Janeiro;
___ 2014 - Visita Técnica (Benchmarking) no CTS - Centro Tecnológico de Simulação (da Petrobrás) e no primeiro FABLAB do Brasil, no Rio de Janeiro;
___ 2013 - Visita Técnica (Benchmarking) Palestra Fab Lab Floripa - Social Good Brasil;

___ 2013 (01 ano) – Coordenador do Curso de Aprendizagem Industrial em Desenhista de Animação.
___ 2013 - Criador do evento SAS - Semana da Animação SENAI; Mais informações do evento: http://semanasas.blogspot.com/p/sobre-sas.html
___ 2013 (06 meses) - Pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Design e Simulação. Simulador de Solda com Realidade Virtual e Realidade Aumentada, para a empresa Simulógica;


___2012/2022 – Professor de Desenho, Desenho Digital, Animação, Ilustração, Storyboard, Organização e Preparação para o Trabalho, Design, Pós-produção, Roteiro, Desenho de Histórias em Quadrinhos, Criação de Personagens, Editores de Apresentação, Criação de Cenários, Noções de Marketing, Fundamentos do Desenho, Clube Criativese do EMC;
___ 2010/2012 (02 anos e 06 meses) - Supervisor de Ilustração e Ilustrador (NED - Núcleo de Ensino a Distância). Criador do i9NED, grupo que idealiza e cria inovações em ensino a distância;
___ 2009/2010 (05 meses) - Ilustrador (NED - Núcleo de Ensino a Distância);
· 2015 – Participação no Collab Megaman;
· 2014 – Participação no Collab Street Fighter 2;
· 2013 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) - SENAI Nacional: Criador do Kit Didático de Animação para o curso de Desenhista de Produtos Gráficos (utilizado por todo o Brasil);
· 2012 – CATACOMICS nº 3 – 1ª História em Quadrinhos Colaborativa de Santa Catarina. Um dos 06 artistas selecionados em Santa Catarina. Autor do conto RELIGARE;
· 2012 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) - SENAI Nacional: Autor do Livro Didático de Animação para o curso de Desenhista de Produtos Gráficos na disciplina de Animação (40 horas - utilizado no Brasil todo);
· 2012 – Sócio da CATACOMICS (Quadrinhos Independentes);


· 2011 – CATACOMICS nº 1– 1ª História em Quadrinhos Colaborativa de Santa Catarina. Um dos 08 artistas selecionados em Santa Catarina. Autor do conto DESPERTAR;
· 2008/2009 (01 Ano e 01 mês) (BZZ Multicomunicação)
___ 2009 (06 meses) - Supervisor de Estúdio e Arte-Finalista;
___ 2008/2009 (06 meses) - Assistente de Arte;
___ 2008 (01 mês - vaga temporária) - Arte-Finalista;
· 2009 (03 meses) - Professor de Telemática e Qualificação Profissional (ProJovem Urbano);
· 2008 (02 meses - vaga temporária) - Arte-Finalista (Fórmula Comunicação);
· 2007/2008 (01 Ano) – Diretor de Arte e Arte-finalista (HQZ Comunicação);
· 2007 – Storyboard - Filme FADO - PSKZ Produções;
· 2006/2007 (10 meses) – Diretor de Arte e Arte-finalista (Pimenta Comunicação);
· 2005 (até o momento) – CEO (Diretor Executivo) do Estúdio DIMIARTS. Diretor de Arte e Consultor na área de Desenho, Animação, Publicidade e Jogos);
· 2004 / 2005 (08 meses) – Vice-Presidente do DAE - Diretório Acadêmico da Estácio de Sá/SC;
· 2004 (05 meses) – Diretor de Arte e Arte-finalista (TSC Design);
· 2004 – Organização do 2º Comix – Evento de Comunicação da Estácio de Sá – SC;
· 2004 (04 meses) – Diretor de Arte e Arte-finalista (Copy Hasse - Cad e Signs);
· 2003 / 2004 (09 meses) – Estágio – Diretor de Arte e Arte-finalista
(Agência Modelo Experimental de Publicidade e Propaganda - Ame_PP);
· 1999 / 2003 (04 anos) – Trabalhos não relacionados ao segmento de artes visuais.



== Publicações (Livros, TCCs, Monografias, Papers, Artigos, Revistas):

· 2023 - Co-autor do Livro "Anais da 1ª Mostra Científica de Tecnologia e Educação", do "1º CONGRESSO SESI/SC, SENAI/SC e UniSENAI DE EDUCAÇÃO 2023". 118 páginas com cases, inovações e aplicações diversas na educação. Projeto Desenho, Animação e Metaverso, da turma Ilustrador 2022, na página 23. Link:
· 2020/22 – Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha 02. Editor da Revista e autor do Conto Déjá-vu;
· 2022 - Co-autor do Livro: "Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem 2". Escrita do Capítulo V (pág. 57). Pela Aya Editora. Escrevi o capítulo 05 do livro, com o tema: " A inovação, os metaversos e o futuro da educação", a partir da página 57. Link: https://ayaeditora.com.br/Livro/20903/
· 2022 – Co-autor do Livro "Plataformas Adaptativas Educacionais. A Aprendizagem Personalizada na Cultura Digital". Escrita do Capítulo VI (pág. 155 a 191). Editora Letra e Forma. Publicação Online (e-book) e impressa. Livro com 276 páginas. Prefácio de José Moran. Link:
Referência Bibliográfica Livro: LUZ, A. C. R. et al. Plataformas Adaptativas Educacionais. Curitiba: Letra e Forma Editora, 2022. DOI 10.29327/561674, ISBN: 978-65-994-2022-1.
Artigo, Capítulo VI: A Educação 4.0 e as Plataformas Digitais: Estudo de Casos e Estratégias Adaptativas na Educação. DOI 10.29327/561674.1-6
· 2021 – Centro Universitário SENAI SC, Campus Florianópolis: Autor do Livro Didático do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Digital, Unidade Curricular Storytelling (20 horas);
· 2021 – SENAI - Departamento Nacional: Autor do Livro Didático para o curso Docente Digital  (40 horas) para milhares de alunos do Brasil;
· 2019 – Revista em Quadrinhos Comics Magazine SENAI. Ilustrador e Editor da Revista. Edição Especial de 10 anos Indústria Criativa no SENAI Fpolis;
· 2018 – Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha 01. Autor do Conto Caixa de Pandora e Editor da Revista;


· 2018 – SENAI - Departamento Nacional: Autor do Livro Didático para o curso de Desenhista de Produtos Gráficos WEB na disciplina de Design e Fundamentos do Design (40 horas);
· 2018 - TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) do MBI (MASTER OF BUSINESS INNOVATION) em Educação para o Profissional do Futuro. ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS com o tema "A ARTE DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS APLICADA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS". Link:
· 2012 - Monografia de D´Imitre, pela SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC/SC. Feita na PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTES VISUAIS, CULTURA E CRIAÇÃO. Tema: "JOGO DE CARTAS COLECIONÁVEIS SUPER CONTOS DA ILHA DE SANTA CATARINA, O JOGO E A ILUSTRAÇÃO COMO FORMA DE MEDIAÇÃO ENTRE O ESPECTADOR E A CULTURA." Link:
· 2012 – CATACOMICS nº 3 – 1ª História em Quadrinhos Colaborativa de Santa Catarina. Um dos 06 artistas selecionados em Santa Catarina. Autor do conto RELIGARE;
· 2012 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) - SENAI Nacional: Autor do Livro Didático para o curso de Desenhista de Produtos Gráficos na disciplina de Animação (40 horas);
· 2011 – CATACOMICS nº 1– 1ª História em Quadrinhos Colaborativa de Santa Catarina. Um dos 08 artistas selecionados em Santa Catarina. Autor do conto DESPERTAR;
· 2007 - TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de D´Imitre, pela FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA, em 2007. Feita para o curso de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda. Tema: "O USO DOS MASCOTES DA TURMA DA MÔNICA NA MARCA PERDIGÃO -COMO ATINGIR AS CRIANÇAS". Link:


== Publicações Online (Vídeo e Canais no Youtube):
· 2021 – SENAI Play. 03 vídeos selecionados para o Canal Nacional SENAI PLAY no Youtube:

· 2020 (até o momento) – Canal no Youtube, com Videoaulas (de Design, Desenho, Marketing, Animação, jogos, educação e diversas outras áreas). @profdimiarts. Link :
ou

· 2014 (até o momento) Canal no Youtube, com Trabalhos (Desenhos e Animações) dos meus alunos e clipagem da imprensa (mídias):


== Formação Complementar (Cursos):
· 2023 - Curso Storytelling: uma estratégia para conectar as pessoas. Unindústria (20 horas).
· 2023 - Curso Segurança Psicológica em tempos de crise (T1/2023) (02 horas).
· 2023 - Curso Ansiedade, o que é e o que fazer em uma crise. Unindústria (02 horas).
· 2023 - Curso Técnicas de Mindfullnes para lidar com ansiedade e estresse (T1/2023) (02 horas).
· 2023 - Evento TDWC - Transformação Digital Web Conference 2023 (24 horas com palestras).
· 2023 – Evento Vem Ser Digital 2ª Edição (08 horas) - Rede Digital (FIESC, SESI, SENAI/SC).
Diversas palestras, bate-papos e oficinas. Como a palestra com Juan Pablo D. Boeira (AAA).
· 2023 - 7a Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (16 horas); SENAI/DN Departamento Nacional (DF-Brasília);
· 2022 (Em andamento) - Curso de Especialista em NFT, Escola do Metaverso e Upper School (44 horas).
· 2022 - Curso de Metaverso na Prática, Escola do Metaverso e Upper School (54 horas).
· 2022 - Curso Academia de Neurodocência, com Anderson Rauber, da Crino - International Hub of Creativity and Innovation (30 horas).
· 2022 – Curso Adobe Certified Professional - ACP, em Layout de páginas, com o InDesign CC (03 horas, com a Adobe Educa Brasil, ENG - SP);
· 2022 – Curso Adobe Certified Professional - ACP, em Design Gráfico e Ilustração, com Adobe Illustrator CC (12 horas, com a Adobe Educa Brasil, ENG - SP);
· 2022 – Curso Adobe Certified Professional - ACP, em Visual Design, com o Adobe Photoshop CC (12 horas, com a Adobe Educa Brasil, ENG - SP);
· 2022 – Curso Lei Lucas de Primeiros Socorros (04 horas, com o SESI/SC);
· 2022 - Curso Gamificação no Processo de Desenvolvimento de Pessoas (10 horas, Programa SENAI de Capacitação Docente - PSCD, feito pela Unindústria - Universidade Corporativa SESI SENAI - DN);
· 2022 – (10 horas) II Semana de Estudos de Educação - "Educação na Era Digital: Pesquisas e práticas sobre inovação e formação docente." da MUST - Miami University of Science and Technology (Florida / EUA).
· 2022 - Curso sobre a plataforma Senai Play 01 - Play Plus, com a interlocutora Laise (DN - Departamento Nacional Sesi Senai) e curso "Youtube Day!" da Youtube Brasil, com Danilo Azevedo, Executivo de Contas da Google Brasil.
· 2022 - Curso sobre a plataforma Senai Play 02 - Play List, com  a interlocutora Laise (DN - Departamento Nacional Sesi Senai) e curso "Podcasts", com o jornalista Tomaz Chiaverine, da Braisntorm9 e Rádio Escafandro.
· 2022 - Série Palestras Digital Manager & Metaverso, com Fernando Miranda, Exame Invest (02 horas).
· 2022 - Oficina Plataforma Seppo, Coordenadoria Pedagógica e de Qualidade Educacional SESI SENAI, com David Jones Treis (02 horas).
· 2022 - Oficina Ferramentas Google, Coordenadoria Pedagógica e de Qualidade Educacional SESI SENAI, com David Jones Treis (02 horas).
· 2022 - Oficina Avaliação por Competências - SAEP, Coordenadoria Pedagógica e de Qualidade Educacional SESI SENAI, com Chaiane Cristine de Almeida (02 horas).
· 2022 - Oficina de Tecnologias para Educação, Momento Pedagógico SESI SENAI, com Gustavo Reis (02 horas e 30 min).
· 2022 - Oficina de Microlearning - Vídeo e Podcast, Momento Pedagógico SESI SENAI, com Bruno
Pedroso Lima Silva (02 horas).
· 2022 - Curso Produção e Edição de Vídeos (03 horas, pela Unindústria - Universidade Corporativa SESI SENAI - DN);
· 2022 - 6a Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (16 horas); SENAI/DN Departamento Nacional (Brasília);
· 2022 - Curso Entendendo o TDAH (02 horas, pela Unindústria - Universidade Corporativa SESI SENAI - DN).
· 2022 - Jornada de Transformação Digital (JTD), Módulo 04 - Plano de Transformação Digital (04 horas), Centro de Educação Digital (CDI), SENAI/SC.
· 2022 - Jornada de Transformação Digital (JTD), Módulo 03 - Designer Organizacional e Modelo de Negócio (04 horas), Centro de Educação Digital (CDI), SENAI/SC.
· 2022 - Jornada de Transformação Digital (JTD), Módulo 02 - Tecnologias Emergentes  (04 horas), Centro de Educação Digital (CDI), SENAI/SC.
· 2021 - Jornada de Transformação Digital (JTD), Módulo 01 - Princípios e Conceitos da Transformação Digital (04 horas), Centro de Educação Digital (CDI), SENAI/SC.
· 2021 – Curso Study Boards - Narrativas infantis para séries animadas através do storyboard! (40 horas, em andamento), com Andrés Lieban.
· 2021 – Evento Vem Ser Digital (08 horas) - Centro de Educação Digital SENAI/SC.
Diversas palestras, bate-papos e oficinas. Como Palestra com Silvio Meira e Luis Lobão.
· 2021 – Princípios e Conceitos da Transformação Digital - Centro de Educação Digital SENAI/SC.
· 2021 – JASC Lives - Conectado com o Amanhã  (04 horas) - Junior Achievement de Santa Catarina (JASC).
· 2021 – (10 horas) Quartas 4.0 - 10 Palestras sobre a Indústria 4.0 (SESI SENAI SC).
 P01 - O que é a Indústria 4.0; P02 - Internet das Coisas (IoT);  P03 - Computação em Nuvem;  P04 - Big Data;  P05 - Robótica Avançada;  P06 - Manufatura Aditiva;  P07 - Manufatura Digital;  P08 - Integração de Sistemas;  P09 - Segurança Digital;  P10 - Avaliação de Maturidade 4.0.
· 2021 – (06 horas) I Semana de Estudos de Educação - "Estudos e práticas sobre acessibilidade e inclusão digital" da MUST - Miami University of Science and Technology (Florida / EUA).
· 2020 – (260 horas em 10 meses) Curso de Animação, em Toonboom Harmony 17, com Thiago Beline.
Panorama Escola de Artes.
· 2018 – Curso de Storyboard Avançado - Com Laurent Gardon - Storyboarder de Asterix e Tim Tim, Plott Kids - Acate  (20 horas);
· 2018 – PSCD - Design Gráfico Avançado (Curso Departamento Nacional SENAI - Bauru/ SP) (40 horas);
· 2018 – CURSO LIVRE DE INICIAÇÃO À DIREÇÃO DE ARTE NA PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL E CINEMA - Com o Professor Doutor Luiz Fernando Pereira (UFSC) - Diretor de Arte de Diversos Filmes (30 horas);
· 2017 – Curso de Storyboard - Com Laurent Gardon - Storyboarder de Asterix e Tim Tim, Plott Kids - Acate  (30 horas);
· 2017 – SSST - Curso para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, Local: FIESC SESI (20 horas);
· 2016 – Curso de Aperfeiçoamento EAD SENAI/SC - Trilha do Desenvolvimento Pedagógico do
Docente (104 horas);
· 2016 – PSCD - Curso de Design Gráfico Avançado (pelo DN - Departamento Nacional SENAI) em Goiânia / GO (40 horas);
· 2015/2016 – Iconic Premium - Expectador: mais de 30 palestras online com artistas de desenho, ilustração e animação, renomados nacional e internacionalmente (06 meses);
· 2015/2016 – Fase 02: Pintura com Lápis de Cor e Aquarela (Mundo Paralelo Escola de Arte) (10 meses);
· 2014 – Fase 01: 05 Aulas Mágicas (Mundo Paralelo Escola de Arte) (20 horas);
· 2014 – Empreendedorismo (SEBRAE) (40 horas); 
· 2013 – Capacitação em Coordenação de Curso (SENAI EAD/RS) (180 horas);
· 2013 – Motion Graphics: Imagine School (160 horas);
· 2013 – Design: PoliDesign (Instituto Politécnico Di Milano - Itália) (40 horas no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica em São Paulo);


· 2013 – Design Integrado de Produto: ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica (44 horas);
· 2013 – Maquete Eletrônica 3D: Imagine School (04 meses);
· 2013 – Layouts para Desenho Animado: AnimaEdu  (RS) Otto Guerra (07 meses);
· 2012 – Z-Brush 3D: Cursos Luciano Augusto (em andamento);
· 2012 – Metodologia do Ensino Superior: SENAIsc (04 meses);
· 2011 - Desenho Animado: SENAC (04 meses);
· 2011 - Flash CS5 Avançado: ENG (Empresa Autorizada Adobe - SP) (16 horas);
· 2011 - Flash CS5 Básico: ENG (Empresa Autorizada Adobe - SP) (16 horas);
· 2010 - Desenho Animado: AnimaEdu (RS) Otto Desenhos Animados (EAD - 05 meses);
· 2010 - Blender 3D: Grupo de Estudo NED (EAD - 02 meses);
· 2010 - PCEAD - Programa de Capacitação em Educação à Distância (EAD - 20 horas);
· 2009 - Desenvolvimento para WEB (Flash, Dreamweaver e Fireworks) (40 horas) SENAISC;
· 2009 - Fundamentos da Educação: SENAI/SC (EAD - 20 horas);
· 2009 - História em Quadrinhos (Direção de Arte e Roteiro): HQCON Delivery (20 horas) - Profº Davi Leon e Profº Diego Moureau;
· 2008 - Pintura em Tela: Mania da Arte (03 meses);
· 2005 - Desenho Mangá: HSP (06 meses) - Profº Saulo Satoshi;
· 2002 - Design: Curso Pré-Vestibular Direcionado: Colégio Geração (04 meses - 120 horas);
· 2001 - Treinamento em Qualidade Total (Motivação no Telemarketing e no Atendimento ao Cliente) Global Assessoria em Treinamentos (08 horas);
· 2000 - História da Arte: Colégio Lavoisier (01 ano);
· 2000 - Capacitação em Técnicas de Vendas e Atendimento: Instituto Habilitare (32 horas);
· 1998 - Montagem e Manutenção de Computadores: Etfsc (03 meses);
· 1997 / 1998 - Desenho a Mão Livre: Colégio Coração de Jesus (02 anos);
· 1997 - Informática: CDI (06 meses), Compu Dump (06 meses);
· É associado da ABIPRO (Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais); 
· Idiomas: Inglês: SID (06 meses), Univali (04 meses); Espanhol: Profª Regina Rodrigues (06 meses).




== Eventos (Seminários / Congressos / Palestras / Oficinas):

· 2023 – Palestrante no evento Vem Ser Digital 2ª Edição (04 horas) para a Rede Digital (FIESC, SESI, SENAI/SC), com duas palestras sobre Introdução ao Metaverso e duas palestras sobre Gamificação e Storytelling.
· 2023 - Super XP - Stand no Beco dos Artistas;

 

· 2023 - 1º SIMPEX 2023 - Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, da UniSenai (FIESC). Premiação TOP 10, com brindes e troféu. Um dos projetos selecionados para apresentação (Categoria: Comunicação Oral), no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau/SC. Projeto: Aula de Gamificação e Storytelling, dentro do Metaverso;


· 2023 - 1º Congresso  FIESC SESI SENAI 2023. Participação das palestras:
    - Computação na BNCC: Alternativas para implementação na Escola (1h30);
    - Palestra online, com Trabalhos da Mostra Científica (1h);
    - Educação Midiática no planejamento do Ensino Fundamental (1h30);
    - Como desenvolver a criatividade em você, nos alunos, nos projetos e na aprendizagem? (2h30);
    - A Escola do Futuro: Insights para uma nova forma de aprender e ensinar (1h);
· 2023 - Podcast entrevista "Interações de valor no Metaverso", para a Jornada de Transformação Digital 2023, do CDI (Centro de Educação Digital da Fiesc Sesi Senai).
· 2023 - Projeto Desenho, Animação e Metaverso Turma Ilustrador 2022 selecionado para a 1ª Mostra Científica de Tecnologia e Educação Sesi Senai 2023. Mostra do 1º CONGRESSO SESI/SC, SENAI/SC e UniSENAI DE EDUCAÇÃO 2023. Vídeo 06min com  a apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=zIM16_uvMlg&ab_channel=SENAISantaCatarina


· 2022 - Premiação de 2º Lugar (com o Troféu e Prêmio de R$ 3000), com o Projeto App LIGASC (Aplicativo da Liga de Ilustradores e Grandes Artistas de Santa Catarina), no Cocreation LAB SENAI, de Florianópolis. A Live do Pitch foi no SENAI de Florianópolis. Apresento o projeto no tempo: 15min30seg até 20min +-. A premiação foi no tempo de 01h47min. Link:
· 2022 - Oficina de Animação, com Brinquedos Ópticos, na Escola Panorama - Escola de Arte;
· 2022 - Palestra e Oficina de Histórias em Quadrinhos, no Colégio Salvatoraino Padre Jordan;
· 2022 - Live (12/09) com a candidata à Deputada Estadual Francine Canto, sobre "Novas Tecnologias na Indústria Criativa e na Educação". Link no Instagram: https://www.instagram.com/francine.canto/ ou Link no Youtube: https://youtu.be/jCXHjqGdeZM
· 2022 - Comic(Con) Floripa - Stand no Artist Alley;
· 2022 - SIC – 9ª Semana da Indústria Criativa SENAI - Criador e organizador do evento;
· 2022 - Super XP - Stand no Beco dos Artistas;
· 2022 - CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos, Stand no Hall dos Artistas, no Floripa Airport;
· 2022 - Festival Subtropikal Floripa 2022 - Stand no Beco dos Artistas;
· 2021 - SENAI - Lançamento da LIGASC (Liga de Ilustradores e Grandes Artistas de Santa Catarina) coletivo de ilustradores, durante a 8a SIC 2021.
· 2021 - SIC – 8ª Semana da Indústria Criativa SENAI - Criador e organizador do evento;
· 2021 - SAES - Semana de Arte da Escola S de Florianópolis. Evento com criação de obras de arte, exposição e museu virtual (Organização e Curadoria);
· 2020 - 5ª Animajam Floripa, Avaliador de Animações do prêmio. Apoio: SENAI, UFMG, UFSC, SC Games e diversas empresas do Brasil;
· 2020 - 2ª Ilustra Jam Floripa, Avaliador de Ilustrações do prêmio. Organização: UFSC e SC Games;
· 2020 - Ei Online - Encontro de Ilustradores Online.
        6) Live / entrevista com o Animador Thiago Beline, da Panorama Escola.
· 2020 - Ei Online - Encontro de Ilustradores Online. Cinco dias de evento no Instagram e no canal do IGTV: @encontro_de_ilustradores. Página do evento no Facebook: #ilustrasc. Organização do evento online, com quatro oficinas de desenho e uma entrevista. Mais detalhes:
        1) Oficina de desenho com figuras geométricas simples, com Diogo Azê,
        2) Oficina de desenho de anatomia humana, com Dimi Arts,
        3) Oficina de desenho de caricaturas, com Rodrigo Tramonte,
        4) Oficina de desenho e arte-final, com Lucas Rocha,
        5) Entrevista com o desenhista Ângelo De Cápua, Marvel Comics.
· 2020 - 4ª Animajam Floripa, Avaliador de Animações do prêmio. Organização: UFSC e SC Games;
· 2020 – Webinar Etc Brasil, Novidades de Animação com o Toonboom Harmony 17,
Com Davi Costa (Embaixador da Toonboom no Brasil) da Flick Studio.
· 2019 - 1º Ei! Encontro de Ilustradores, em Palhoça;
· 2019 - SIC – 7ª Semana da Indústria Criativa SENAI - Criador e organizador do evento;
· 2019 - 6º Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2019 - 3º Encontro Internacional de Inovação na Educação - Educação Fora da Caixa. Mega Evento Nacional ConheCER  SEBRAE 2019, Centrosul em Florianópolis. 04 Oficinas de Desenho de Personagens SENAI;
· 2019 - CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos, Oficinas SENAI de Desenho, Histórias em Quadrinhos e Animação, no Beira-mar Shopping;
· 2019 - CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos, Stand no Hall dos Artistas, no Beira-mar Shopping;
· 2019 - Super XP - Stand no Beco dos Artistas;
· 2019 - Anima São José - Oficina de Animação com Zootrópio;
· 2019 - 3ª Animajam Floripa, Avaliador Animações prêmio UFSC;
· 2018 – Master Class - Oficina de Caricatura e Ilustração com Claudio Duarte.
Panorama Escola de Artes.
· 2018 – Master Class - Oficina de Escultura em Clay com Paulo Chafaly.
Panorama Escola de Artes.
· 2018 – Oficina Hands On "Fazer Aprendendo e Aprender Fazendo". SENAIsc.
· 2018 - 5º Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2018 - SIC – 6ª Semana da Indústria Criativa SENAI - Criador e organizador do evento;
______ Oficinas e Palestras com 52 Animation Studio,
______ Oficinas e Palestras com Almofada de Penas,
· 2018 - 1º Encontro da Indústria Criativa - Região Sul, na Acate, palestras com:
______ Walberci (StartAnima),
______ Bruno Honda - Maurício de Sousa Produções,
______ Jonas Brandão - Split Studio
______ Cesar Coelho - Anima Mundi
______ Joseph Specker - Almofada de Penas
______ Gustavo Kurlat - Ultrassom
______ Jean Gengnagel - Estúdio Urbano
______ Luciana Eguti e Paulo Muppet - Birdo Studio
______ Rodrigo Eller - 52 Animation Studio
______ Beth Carmona - ComKids
______ Vanessa Fort  - 11 mil pés Lab
______ Mario Paravisi - Marisol SA
· 2018 - Copa Cosplay - Stand da Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha;
· 2018 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2018 - INOVA + AÇÃO 2018, no Centrosul em Florianópolis. Palestras:
______ Gabriel Di Bernardi (OLX App Rating e a Mudança nos Produtos), 
______ Dennis Coelho e Marisol (Mix de Produtos e Big Data),
______ Filipe Flop (Marketing de Conteúdo e internet), 
______ Pier 8 (Logística Online e Distribuição),
______ Theo Osasco Exact Sales (Vendedor Artista)
· 2018 - WASABI GAMES & SHOW - Stand da Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha;
· 2018 - Organizador do Evento Dia Mundial do Desenhista (com Palestras e Oficinas);
· 2018 - CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos:
       - Palestra com Fernando Caruso e Mario Luis Barroso;
· 2018 - 5º Anime Gakuen de Verão - Stand da Indústria Criativa do SENAI, Oficina de Animação e Organização do Concurso de Desenho;
· 2018 - FIESC Aberta - Organização e participação do "Se Essa Rua Fosse Minha", com Graffiti e pintura de 03 muros por 100 pessoas da comunidade do Itacorubi;
· 2017 - TEDx Floripa - Palestras:
    - Fabíola da Rocha - CODA
    - Fabrício Pamplona - Psicofarmacologia 
    - Henrique Pistilli - Natação Peixe
    - Joziléia Daniza Kaingang - Mulher e Terras
    - Leonardo Secchi - Medicina diferente
    - Lisiane Lemos - Igualdade e diversidade
    - Márcio Gerba - Projeto Route
    - Marcos Santos - Startups
    - Mariana Torquato - Mãozinha Aí
    - Padre Vilson Groh - Serviço Social
    - Rodrigo Tramonte - Ilustração e autismo
    - Sharlene Melanie - Fotografia
· 2017 - 1º Lugar Troféu e Medalha de Ouro, com o Projeto: Aplicativo de Celular Amigo Mestre, no Prêmio Estadual de Educação Inovadora, pelo MBI - Master of Business Innovation em Educação para o Profissional do Futuro, do SENAIsc;
· 2017 - PDIC - Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense 2017-2022
              Rota Estratégica Setorial - Indústria Criativa, na FIESC.


· 2017 - Mostra de desenhos animados no auditório do SENAI Florianópolis, junto com a estreia da série de desenho animado Papaya Bull na TV internacional, Canal Nickelodeon;


· 2017 - Mostra CIC - Centro Integrado de Cultura - 100 Anos de Animação no Brasil;
· 2017 - WASABI GEEK SHOW - Organização e participação do Stand da Indústria Criativa do SENAI;
· 2017 - Rio Content Lab SC 2017 (SENAI Florianópolis):
       - Palestra de Cinema com Victor Lopes
       - Palestra de Animação com Reynaldo Marchesini;
       - Palestra de Ficção com Roberto D'Avila;
· 2017 - SIC – 5ª Semana da Indústria Criativa SENAI - Criador e organizador do evento;
· 2017 - 4º Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2017 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2017 - ComicCon Floripa - Beco dos Artistas - Stand de desenho, venda e autógrafos;
· 2017 - GAMERCOM - Organização e participação do Stand da Indústria Criativa do SENAI;
· 2017 - Feira do Livro de Joinville 2017. Participação com:
       - Stand de desenho, venda e autógrafos;
       - Mesa redonda sobre: "O Mercado Nacional de Quadrinhos";
       - Mesa redonda sobre: "Adaptação de jogos, livros e quadrinhos para o cinema";
· 2017 - Evento Educação Fora da Caixa 2017 (ACATE):
       - Palestra: Educação Empreendedora no Século XXI com Adriana Loch SEBRAE e Márcio Jappe - Semente de Negócios;
       - Painel debate: Instituto Ayrton Senna, Fundação Lemann e Politize;
       - Painel Redes de Co-aprendizagem e Educação em Rede, com Open University Inglaterra;
       - Painel Políticas Públicas para Inovação da Educação, com Plano Ceibal Uruguai e Centro de Inovação na Educação Brasileira;
       - Painel Gamificação na Educação: Tendências e Aplicações, com Simon Fraiser University Canadá e Mentes Brilhantes;
       - Inovação no Ensino Superior, com Sonata Brasil, UFOPA e MIT.
· 2017 - Organizador do evento Artistas Unidos, no Dia Mundial do Desenhista;
· 2016 - Palestra Bold Talks com José Moran. MBI - Master of Business Innovation em Educação para o Profissional do Futuro, SENAIsc;
· 2016 - Palestra Bold Talks com José Pacheco (Escola da Ponte Portugal). MBI - Master of Business Innovation em Educação para o Profissional do Futuro, SENAIsc;
· 2016 - CCXP - Evento ComicCon Experience em São Paulo;
· 2016 - WASABI GEEK SHOW - Organização e participação do Stand da Indústria Criativa do SENAI;
· 2016 - 15a Mostra de Cinema Infantil;
· 2016 - GAMERCOM - Organização e participação do Stand da Indústria Criativa do SENAI;
· 2016 - 3º Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento;
· 2016 - SAS – 4ª Semana de Animação SENAI - Co-criador e organizador do evento; 


· 2016 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2015 - 2º Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2015 - SAS – 3ª Semana de Animação SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2015 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2015 - HACKAJAM - ACATE - Game Jam - Tutor de Design de Games pelo SENAIsc;
· 2015 - GAMERCOM - Organização e participação do Stand da Indústria Criativa do SENAI;
· 2015 - 14a Mostra de Cinema Infantil;
· 2015 - Cinerama BC - Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú. Palestra sobre Produção Executiva com Marcio Myatsuda, empresa Movioca;
· 2015 - Oficina de Stop Motion com Policarpo Graciano, empresa Animaking;
· 2015 - Palestra sobre Histórias em Quadrinhos, com Eddy Barrows (DC Comics). Organização: Grupo de ilustradores Studio5;
· 2015 - Oficina sobre Desenho de Histórias em Quadrinhos, com Eddy Barrows (DC Comics). Organização: Grupo de ilustradores Studio5;
· 2015 - Bienal Brasileira de Design, Organizador da Mesa Redonda sobre "Os Rumos da Animação em Santa Catarina" com Paolo Conti (Animaking), Ricardo Peres (52 Animation), Leonardo Minozzo (Cafundó Studio), Aline Belli (Belli Studios), Luiza Lins (Mostra de Cinema Infantil), Mônica Stein (UFSC), Clovis Geyer (UFSC) e Cadu Somaggio (Catarina Criativa);



· 2014 - LAB Catarina Criativa - Encontro Estadual da Indústria Criativa:
   · Oficina de Criação de Séries de TV, com Newton Cannito, Doutor e Roteirista TVGlobo (Cidade dos Homens);
   · Oficina de Plano de Negócios Audiovisuais, com Adrien Muselet, ex-diretor comercial da Rio
     Filme e diretor executivo de cinema da Conspiração Filmes;
   · Palestra de Alfredo Manevy (Santacine e SPCine);
   · Oficina de Transmídia e Inovação em Audiovisual com Cadu Somaggio;
· 2014 - SAS – 2ª Semana de Animação SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2014 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2014 - EPITC - Encontro de Produtores Independentes de Santa Catarina;
· 2014 - Game Day SENAI - Co-criador e organizador do evento; 
· 2013 - DIA Internacional da Animação (em Florianópolis) organizador do evento; 
· 2013 - SAS – 1ª Semana de Animação SENAI - Co-criador e organizador do evento;
· 2013 – MIT (Massachusetts Institute of Technology) Palestra sobre DIP (Design Integrado de Produto) no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) em SP;
· 2013 – PoliDesign (Instituto Politécnico Di Milano - Itália) Palestra sobre DIP (Design Integrado de Produto). Case Fiat Automóveis, com o design do Fiat 500;
· 2013 - SAPO – Semana da Arte Popular em Florianópolis: Oficina de Fanzines com Lui Junges;
· 2012 - HQCON 2012 - Encontro Nacional de Quadrinhos em Florianópolis.
___Organizador da Oficina Circuito de Desenho e Animação SENAI
· 2012 - SCHQ: Oficina de Quadrinhos com Pedro Franz.
· 2012 - GIBICON n° 1 - Encontro Internacional de Quadrinhos em Curitiba:
___ Oficinas de Histórias em Quadrinhos com André Caliman e Carlos Magno.
___ Palestras com Fabio Moom, Gabriel Bá, Rod Reis, Pryscila Vieira, Cadu Simões, Sidney Gusman, dentre outros.
· 2011 - HQCON 2011 - Encontro Nacional de Quadrinhos em Florianópolis
Oficinas de:
___HQ Marginal na era do iPad com Felipe Meyer
___Edição de Quadrinhos com Guilherme Kroll da Balão Editorial
___Quadrinhos Colaborativos com Felipe Meyer
___Webcomics e Quadrinhos Digitais com Cadu Simões
___Da ideia ao roteiro com Daniel Esteves
· 2011 - GIBICON n° 0 - Encontro Internacional de Quadrinhos em Curitiba.
Oficinas de Histórias em Quadrinhos com Erica Awano, Joe Bennett e Eddy Barrows;
· 2010 - 9ª Jornatec - Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional (SENAC);
   Palestra com o filósofo Mario Sergio Cortella.
· 2010 - IV Seminário de Leitura de imagens para a Educação (Fundação Badesc);
· 2010 - HQCON - Encontro Nacional de Quadrinhos;
· 2008 - Floripa HQ - Encontro Regional de Quadrinhos.
       - Palestra sobre o Mercado de Quadrinhos Internacional com Joe Prado e Ivan Reis
· 2004 – 2º Comix – Evento de Comunicação da Estácio de Sá – SC. Palestra sobre Profissão Repórter com o Jornalista Caco Barcelos, da TV Globo;
· 2003 – 1º Comix – Evento de Comunicação da Estácio de Sá – SC. Oficina de Charge e Caricatura com o Ilustrador Clovis Geyer;
· 2000 - Floripa Anime - Encontro Regional de Anime;
· 1995 - FENASOFT - Evento Nacional de Informática;


== Galeria / Exposições:
· 2018 - WASABI GAMES & SHOW - Curadoria e organização da Exposição de Arte dos Artistas da Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha;
· 2018 - Curadoria e organização da Exposição de Arte dos Artistas da Revista em Quadrinhos Super Contos da Ilha, na Alesc - Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina;
· 2018 - Anima Underground v2. Curadoria e organização da Exposição de Animações dos alunos do SENAI;
· 2017 - Anima Underground. Curadoria e organização da Exposição de Animações dos alunos do SENAI;


· 2012 - HQCON 2012 - Encontro Nacional de Quadrinhos em Florianópolis.
Curadoria e organização da ExpoArte HQCON Continua – Exposição com mais de 150 obras de 50 artistas.


· 2011 – HQCON 2011 - Encontro Nacional de Quadrinhos em Florianópolis.
Curadoria e organização da 1ª ExpoArte HQCON no evento nacional de quadrinhos e cultura pop HQCON;


== Aulas Hands On e Maker "Faça você mesmo":

· 2018 - Projeto Mini Empresa. Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo. Reciclagem e criação e venda de produtos. https://www.youtube.com/watch?v=z-q33Ok607s
· 2018 - Aula com Celular e fotografia. Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo e Curso de APerfeiçoamento em Roteiro.
· 2017 - Aula com o Óculos Google Card Board (Realidade Virtual e Aumentada). Curso de Qualificação em Desenhista de Animação. 
· 2015 a 2018 - Aulas com o Zootrópio - Brinquedo Óptico de Animação. Curso de Qualificação em Desenhista de Animação. 


· 2013 a 2019 - Aulas com Papercraft - Desenho e montagem de personagem com papel. Curso de Qualificação em Desenhista de Animação. 
· 2015 a 2019 - Aulas com Tangram - Desenho e montagem criativa de quebra-cabeças de madeira. Curso de Qualificação em Desenhista de Animação. 
· 2013 - Aula com Teatro de Sombras. Exibição da animação para 70 pessoas. Curso de Aprendizagem Industrial em Desenhista de Animação. 


== Visitas Técnicas em Empresas:

· 2012/2022 - Visitas técnicas feitas em aula com os alunos. Empresas visitadas:
- Cafundó Estúdio Criativo;
- Belli Studios (Blumenau);
- Mercado Propaganda;
- Meddia Effects;
- UFSC - Núcleo de Design;
- UNIVALI - Núcleo de Design;
- Sapiens Park - Instituto Sapientia;
- Animaking - Minhocas;
- Hoplon (Jogos);
- CIC - Fundação Catarinense de Cultura;
- Acate - Associação Catarinense de Tecnologia.

= Criação de Prêmios/Premiações:
2018 2a Gamejam, no Game Day Senai.
2016 1a Gamejam, no Game Day Senai.
Saiba Mais: http://gamedaysenai.blogspot.com/

2013 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
2014 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
2015 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
2016 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
2017 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
2021 Prêmio de desenho, na Semana da Indústria Criativa.
Saiba Mais: http://semanasas.blogspot.com/

== Conhecimentos Específicos:

· Certificação Internacional:

Crachá (selo, distintivo) da ADOBE internacional em:


Profissional com Certificação Internacional da Adobe, em Design Visual com Adobe Photoshop

· Programas / Softwares / Aplicativos:
Corel Draw 2022 (avançado), Adobe Photoshop CC (avançado), Adobe Ilustrator CC (intermediário),  Adobe Animate CC (intermediário), After Effects CC (básico), Adobe InDesign CC (básico), Adobe XD (básico), Kdenlive (básico), Adobe Professional, Distiller CS6, Flexi Sign Pro, Freehand MX, Dreamweaver, Fireworks, Movie Maker, Microsoft Office 2007, Blender 3D (básico), 3DsMax (básico), ZBrush3D (básico), Sculptris3D (básico), Cinema 4D (básico), Pencil 2D, Celtx. Plataformas: PC e MAC.

· Áreas de Trabalho:
Ilustração, Direção de Arte, Desenho Animado, Design Gráfico, Jogos, Roteiro, Fotografia e Arte-final.

- Clipagem Imprensa (participações de D`Imitre Camargo nas grandes mídias):

- Currículo Lattes:

*Data da última atualização Currículo no Blog: 22/06/2023